terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

“NEGUE-SE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME”




CAPÍTULO 2 – PARTE 3
CRESCIMENTO DE VIDA DOS HERDEIROS


SENDO FILHO, TAMBÉM É HERDEIRO DE DEUS


Com o crescimento de vida, todo homem será apresentado maduro em Cristo na segunda vinda do Senhor, para que receba o galardão, que é reinar com Ele. Por isso Paulo prossegue em Gálatas: “De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus” (4:7).

Da mesma forma, Paulo diz em sua carta aos romanos: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados” (8:16-17). O mesmo sofrimento que Cristo passou para ser aperfeiçoado e para aprender a obediência nós devemos passar, para que cresçamos até o ponto de ser herdeiros: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (v. 14).

“NEGUE-SE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME”

“Disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida [da alma] perdê-la-á; e quem perder a vida [da alma] por minha causa achá-la-á” (Mt 16:24-25). Todos os cristãos desejam crescer em vida. Quanto a isso, há uma questão de extrema importância que temos de abordar: a vida de Deus em nós não tem como crescer se não nos esvaziamos de nós mesmos. Nossa alma é cheia de si mesma, tomada completamente por nosso ego. Se não renunciamos a ele, a vida divina não tem espaço para crescer. O ego, com seus pensamentos e opiniões, ocupa toda a alma. Se não o negamos, tomando nossa cruz, não temos como seguir o Senhor.

A vida da igreja é, na verdade, uma vida de seguir o Senhor. Como já dissemos, Deus aperfeiçoou Seu Filho por meio de sofrimentos, para conduzir Seus muitos filhos à glória (Hb 2:10). Se seguirmos o Senhor Jesus, certamente seremos conduzidos à glória. Todavia, para seguirmos o Senhor, precisamos ser obedientes a Deus. Como conseguiremos seguir o Senhor se estamos cheios de opiniões, conceitos e vontades? Por essa razão, há a necessidade urgente de que neguemos a vida da alma tomando a cruz. Somente assim a vida de Deus terá lugar em nós para crescer e amadurecer.


Fonte: Os Perigos do Lado Bom da Alma -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário