quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Homem Governará o Mundo Que há de Vir - Parte 2


Parte 2 – Semana 2 – Ano 2012 – Quinta Sublime – 18/10/12 – Livro: O Foco de Deus – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 1
O HOMEM GOVERNARÁ O MUNDO QUE HÁ DE VIR – PARTE 2


As últimas palavras de Jesus antes de Sua ascensão

Quantos cristãos, nos dias de hoje, realmente sabem que o foco de Deus é o reino dos céus? Vemos isso nas palavras de Jesus em Mateus 6: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (v. 33); e ainda: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (vs. 9-10).

O livro de Atos começa com o registro das derradeiras palavras do Senhor Jesus ressurreto, antes da ascensão. Por quarenta dias Ele apareceu aos apóstolos falando das coisas concernentes ao reino de Deus (1:3). As últimas palavras do Senhor Jesus contêm as recomendações mais importantes.

Os apóstolos, entretanto, não haviam percebido que o Senhor não estava preocupado com o reino de Israel, mas sim com o reino de Deus: “Então os que estavam reunidos lhe perguntavam: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?” (v. 6).

Então lhes respondeu Jesus: “Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Sumária e até aos confins da terra” (vs. 7-8). Não nos cabe fazer especulações sobre o fim dos tempos, pois isso está reservado exclusivamente ao Pai; cabe-nos, porém, pregar o evangelho do reino até aos confins da terra, para testemunho a todas as nações, então virá o fim.


O homem governará o mundo vindouro

Como vimos no início do livro de Atos, mesmo depois de ressurreto o Senhor Jesus ainda continuou a falar a Seus discípulos sobre as coisas concernentes ao reino dos céus, porque algo estava designado ao homem, e isso ele só viria a conhecer pela pregação do evangelho do reino: “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]” (Hb 2:5-7).

Este fato é grandioso: o homem foi criado para assumir o governo do mundo vindouro. E o motivo de mencionar que o mundo que há de vir não será entregue aos anjos é porque o primeiro mundo – quando Deus criou os céus e a terra – foi confiado aos anjos. Todavia eles fracassaram nessa tarefa. Vejamos um pouco a respeito disso.


Fonte: O Foco de Deus: O Reino, qual o seu? -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário