quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O HOMEM GOVERNARÁ O MUNDO QUE HÁ DE VIR - PARTE 3


Parte 3 – Semana 3 – Ano 2012 – Quinta Sublime – 25/10/12 – Livro: O Foco de Deus – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 1
O HOMEM GOVERNARÁ O MUNDO QUE HÁ DE VIR – PARTE 3

Lúcifer

Quando Deus criou o primeiro céu e a primeira terra, Ele o fez de maneira maravilhosa. Os céus proclamam a glória de Deus, como diz o salmista (Sl 19:1), e quando foram lançados os fundamentos da terra, as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus, isto é, os anjos (Jó 38:4-7).

Deus entregou o primeiro mundo a um querubim, que também foi feito de modo maravilhoso, assim como tudo que Deus criara. O livro de Ezequiel traz o registro de sua criação e de sua queda: “Assim diz o SENHOR Deus; Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e de formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que fostes criado foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andava. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti” (28:12-15).

O orgulho

Lúcifer foi criado com perfeição, dotado de toda sorte de dons e habilidades, como um príncipe para assumir o governo no primeiro mundo. Mas um dia ele achou que todo seu sucesso era graças à sua própria capacidade, esquecendo-se de que todos esses atributos lhe foram dados por Deus. Foi tomado pelo orgulho: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem” (Ez 28:17).

O livro de Isaías completa: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo abismo”(14:12-15)

A exaltação do ego

Deus é o Criador único do universo. Tudo teve origem Nele e tudo foi feito por Ele, portanto Ele detém a autoridade absoluta e soberana, e toda a criação a Ele está sujeita. O resultado desse arranjo original é justiça e paz. Mas quando Lúcifer se considerou tão capaz quanto Deus, sua alma exorbitou da autoridade de Deus e ele passou a exaltar o próprio ego. Tornou-se, desse modo, uma autoridade paralela à de Deus.

Lançado para a terra

O orgulho de Lúcifer alimentava sua insatisfação quanto à posição que ocupava. Convencido de sua capacidade, dizia no coração: “Serei semelhante ao Altíssimo”. Deus não podia tolerar rebelião no céu, por isso o lançou à terra juntamente com os anjos que o seguiram, e assim eles contaminaram as criaturas nela existentes. Deus, então, julgou a terra com as águas do juízo. Isso está implícito nos dois primeiros versículos da Bíblia: ‘No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia travas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gn 1:1-2).

O primeiro versículo mostra os céus e a terra quando foram criados. Todavia, entre o primeiro e o segundo, houve um lapso muito grande de tempo durante o qual ocorreu a rebelião de Lúcifer, que passou a ser chamado Satanás, que significa adversário de Deus. A terra não foi criada por Deus para ser um caos, mas para ser habitada (Is 45:18). Após a vinda de Satanás com seus anjos, a terra tornou-se sem forma, caótica.



Fonte: O Foco de Deus: O Reino, qual o seu? -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário