quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CAPÍTULO 2 O MINISTÉRIO DE PEDRO E O MINISTÉRIO DE PAULO – PARTE 2


Parte 7 – Semana 7 – Ano 2012 – Quinta Sublime – 22/11/12 – Livro: O Foco de Deus – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 2
O MINISTÉRIO DE PEDRO E O MINISTÉRIO DE PAULO – PARTE 2



O ministério de Paulo


Paulo, que antes de sua conversão atendia pelo nome de Saulo, era judeu, nascido em Tarso de Cilícia.
Por ter sido instruído aos pés de Gamaliel, um fariseu mestre da lei, Saulo avantajava-se a muitos de sua idade quanto ao judaísmo, pois era extremamente zeloso das tradições de seus antepassados. Por isso perseguia a igreja de Deus e a devastava, prendendo e metendo em cárceres todos os que invocavam o nome do Senhor Jesus (At 9:13-14; 22:3-4; Gl 1:13-14).

Sua conversão

Saulo não cessava suas ameaças de morte aos discípulos do Senhor. Além de perseguir os que estavam por perto, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho¹, assim homens como mulheres, os levasse preso para Jerusalém (At 9:1-2)

Na estrada para Damasco, uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues? (22:7).
Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: “Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues. [...]
Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer” (vs. 8-10)

Saulo teve revelação de que, ao perseguir homens e mulheres que invocavam o nome do Senhor, estava perseguindo o próprio Jesus, cuja obra prosseguia na terra por meio dos membros de Seu Corpo. Paulo foi batizado invocando o nome do Senhor (v. 16). Ele que antes era perseguidor, passou a invocar o nome do Senhor Jesus.

_________________________________________________________________________________
¹Eram assim também chamados os que se reuniam em nome de Jesus, a comunidade dos fiéis (cf. Jo 14:6; At 19:9, 23; 22:4; 24:14, 22)



Fonte: O Foco de Deus: O Reino, qual o seu? -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário