quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O HOMEM GOVERNARÁ O MUNDO QUE HÁ DE VIR – PARTE 4


Parte 4 – Semana 4 – Ano 2012 – Quinta Sublime – 01/11/12 – Livro: O Foco de Deus – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 1
O HOMEM GOVERNARÁ O MUNDO QUE HÁ DE VIR – PARTE 4

Deus cria o homem para restaurar Seu reino

Foi com esse pano de fundo que Deus criou o homem: para lidar com o governo ilegítimo de Satanás no mundo atual e para governar o mundo que há de vir. Deus criou o homem tripartido, com espírito, alma e corpo. O corpo do homem foi feito do pó da terra. O sopro de Deus, entrando no corpo do homem, tornou-se o espírito humano. Como conseqüência, o homem passou a ser alma vivente.

Dentre tantas criaturas na terra, somente o homem possui espírito, pois Deus é Espírito (Jo 4:24) e deseja dispensar Sua própria vida no espírito do homem. Essa foi a razão pela qual Deus, depois de criar o homem, colocou-o no jardim do Éden, em cujo centro estava a árvore da vida, que representa o próprio Deus como vida. Se recebesse a vida de Deus em seu interior, o homem teria uma nova vida além da sua, e quando a vida divina nele crescesse e amadurecesse, então estaria preparado, pronto para assumir o governo do mundo que há de vir. Isso é, na essência, o evangelho do reino, sobre o qual abordaremos mais adiante.

A serpente engana a mulher

Sabedor de que o homem foi criado para esse fim, Satanás quis frustrar o plano de Deus. Talvez convicto de que sua chance de enganar Adão seria quase nula, a serpente abordou Eva. De início, lançou dúvidas com relação à palavra de Deus e, uma vez que a mente da mulher se desligou de seu espírito para agir de forma autônoma, ela se tornou vulnerável ao ataque frontal de Satanás. Por fim, Eva comeu do fruto e o deu ao marido, que também o comeu (Gn 3-16).

A relação do homem com o Criador era, até ali, de plena confiança e pureza: ele simplesmente fazia segundo o que Deus lhe dizia. A mente do homem foi feita para receber apenas o que viesse de seu espírito.
Todavia, com a queda, sua mente ficou à parte, isolada do espírito humano, e passou a ter uma vida própria, independente, que chamamos de vida da alma. Como resultado da queda, o pecado entrou no homem, e a morte passou a todos os homens (Rm 5:12).




Fonte: O Foco de Deus: O Reino, qual o seu? -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário