sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ESMURRANDO O CORPO – PARTE 2



Parte 2 – Semana 2 – Ano 2012 – Sexta Santa – 16/11/12 – Livreto: Esmurrando o Corpo – W.Nee


ESMURRANDO O CORPO – PARTE 2

Leitura da Bíblia: 1 Co 9:23-27; 2 Co 11:27; 1 Co 3:11-13; Rm 8:11


Neste nono capitulo de I Coríntios, Paulo confronta os obreiros cristãos com o desafio de fazer do corpo um subservo de seus interesses, como servos de Cristo. É como um obreiro cristão, como um pregador do evangelho que Paulo descobre o problema, e é pelos interesses do evangelho que ele procura resolvê-lo. Aqui está sua solução; “Esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão. O termo “esmurrar” não é um termo leve; não há qualquer sugestão de meias medidas no tratamento de Paulo para consigo.

Agora, como Paulo esmurra seu corpo e adquire o domínio sobre o mesmo, ele explica claramente. Sendo este um assunto de suprema importância para todo obreiro cristão, vamos observar cuidadosamente o que ele tem a dizer sobre isto. Aplicando de uma maneira prática para os servos do Senhor, Paulo usa como ilustração uma corrida. “Não sabeis vos”, diz ele no versículo 24, “que os que correm no estádio, todos, na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”. Paulo diz que nem todos que entram na corrida são ganhadores do prêmio e ele exorta seus leitores a correrem de tal maneira, que o possam alcançar. Como isto pode ser feito, ele explica no versículo 25, tirando sua analogia dos jogos olímpicos. “Todo atleta em tudo se domina”. Paulo enfatiza a necessidade de auto-disciplina por parte de todo competidor. Aqueles que competem pelo prêmio devem exercer um controle rigoroso de si mesmos. Antes dos jogos, durante o período de treinamento, não podem comer quando desejarem nem o que desejarem; muitas cousas que normalmente seriam permitidas, já não são mais. E quando entram na corrida, fortes regras devem ser usadas; do contrário, estarão desqualificadas.

Você diz: Eu preciso ter isto, preciso ter aquilo. Está bem! Se você não é competidor nos jogos, você pode; mas se você é, então, você deve ter o seu corpo sob absoluto controle. O significado a expressão “em tudo se domina”? Significa que não devemos permitir que o corpo faça exigências excessivas; sua liberdade tem que ser cortada. O corpo não está na corrida para satisfazer suas exigências relacionadas à comida, bebida, vestimenta ou dormir; ele está lá para realizar uma função – correr, e correr de tal maneira que o prêmio seja garantido.

Paulo continua a discorrer, lançando mão da mesma ilustração: “Aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”. O vencedor nos jogos Olímpicos era coroado com uma coroa de louro; todavia, para alcançá-la, ele sujeitava-se a uma rigorosa disciplina durante bom período. Que autocontrole, então, não devemos nós exercitar para ganharmos a coroa incorruptível?


Fonte:
.Esmurrando o Corpo - Watchman Nee

Nenhum comentário:

Postar um comentário