terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A DIFERENÇA ENTRE OS MINISTÉRIOS DE PEDRO, PAULO & JOÃO


Parte 3 – Semana 3 – Ano 2012 – Terça Abençoada – 25/12/12 – Livro: Os Perigos do Lado Bom da Alma – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 1
O MINISTÉRIO DO APÓSTOLO JOÃO – PARTE 3



A DIFERENÇA ENTRE OS MINISTÉRIOS DE PEDRO, PAULO & JOÃO

No primeiro volume O Cristão, publicada em 1925, Watchman Nee diz: “Devemos conhecer a característica dos escritores de Deus por meio de João e o que distingue os escritos de João dos escritos de Paulo e de Pedro. Sabemos que Pedro e Paulo foram dois homens escolhidos pelo Senhor para a edificação da igreja. João não mencionou muito a respeito da grande verdade sobre a igreja em seu evangelho e nas epístolas [...]. Podemos provar pela Bíblia que Pedro e Paulo são ministros, respectivamente, da circuncisão e da incircuncisão. Pedro e os onze apóstolos permaneceram em Jerusalém. Eles continuaram a obra do Senhor, ajuntando na igreja as ovelhas perdidas da casa de Israel. Paulo foi escolhidos e chamado pelo Senhor para desvendar o princípio da igreja, que é pregar o evangelho a toda criatura debaixo do céu (Cl 1) [...]. Há verdades dispensacionais do Novo Testamento, isto é, Deus lida com os homens de acordo com as dispensações. Em diferentes dispensações Deus tem diferentes maneiras de lidar com os homens, e diferentes e importantes verdades para eles.”

Prosseguindo, fala sobre os escritos de João: “A obra de João é muito diferente. Ele não fala a respeito da doutrina de dispensação. No seu evangelho não menciona a ascensão de Jesus. Nas suas epístolas, ele não destaca a posição dos santos nos céus. Ele fala somente da encarnação do Senhor Jesus e de Sua descida do céu para a terra. Para ele, o Senhor Jesus é a vida eterna. Em seu evangelho ele explica o novo nascimento por meio da vida eterna. Em suas epístolas ele explica o caráter da vida eterna”. Muitas verdades foram reveladas por Pedro e sobretudo por Paulo, para a geração da igreja e para sua edificação. Essas verdades são dispensacionais, isto é, são para atender a necessidade de uma época; são temporais. Mesmo sendo temporais, essas verdades dispensacionais precisam produzir algo eterno: a vida eterna. Era o “furo na rede” que precisava ser consertado. Essa é a razão pela qual o ministério de João fala da vida.


Fonte: Os Perigos do Lado Bom da Alma -  Dong Yu Lan

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