quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CAPÍTULO 2 - O MINISTÉRIO DE PEDRO E O MINISTÉRIO DE PAULO – PARTE 4


Parte 9 – Semana 9 – Ano 2012 – Quinta Sublime – 06/12/12 – Livro: O Foco de Deus – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 2
O MINISTÉRIO DE PEDRO E O MINISTÉRIO DE PAULO – PARTE 4



Primeira viagem apostólica

Assim que a igreja em Antioquia foi levantada, Paulo foi de Tarso para lá, levado por Barnabé, e ali serviu ao Senhor juntamente com os irmãos (At 11:20-26). Havia na igreja em Antioquia profetas e mestres, dentre os quais estavam Barnabé e Paulo: “E servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado” (13:2). Assim, pela primeira vez, foram enviados pelo Espírito Santo e passaram a pregar o evangelho na região da Galácia.
A certa altura da viagem, João Marcos, um dos companheiros, desistiu de prosseguir e voltou para Jerusalém. Já em Antioquia da Pisídia ficou evidente a liderança de Paulo (Vs. 14-16). Várias igrejas foram levantadas nessa viagem, mas também sofreram perseguições (14:19). 

Reunião em Jerusalém

Alguns indivíduos que haviam descido da Judéia ensinavam aos novos irmãos: “Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos” (At 15:1). Surgiu então uma forte discussão entre os judaizantes de um lado, e Paulo e Barnabé de outro, até que resolveram que esses dois e alguns do outro grupo subiriam a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, para tratar desta questão (v. 2). Esses judaizantes tinham uma influência opressora entre os irmãos, a ponto de Paulo se referir a eles como pessoas “da parte de Tiago”, “os da circuncisão”(cf. Gl 2:12).

Em Jerusalém, o veredicto final foi dado por Tiago: “Pelo que julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue” (At 15:19-20). Essa conclusão era equivocada, porque o que recomendavam revivia o que era praticado no Antigo Testamento.

Elegeram a seguir, Judas e Silas, homens notáveis entre os irmãos, para juntamente com Paulo e Barnabé levarem a carta com a decisão que havia sido tomada em Jerusalém, aos irmãos que estavam entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia (Vs. 22-23).  




Fonte: O Foco de Deus: O Reino, qual o seu? -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário