segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A META ÚLTIMA DO UNIVERSO: A IGREJA - PARTE 5


Parte 5 – Semana 5 – Ano 2012 – Segunda Fiel – 17/12/12 – Livro: Seu Destino é o Trono – Paul E. Billheimer

CAPITULO 1
A META ÚLTIMA DO UNIVERSO: A IGREJA
PARTE 5


ACEITAÇÃO LIMITADA DE UMA EXPIAÇÃO ILIMITADA

Talvez o leitor se surpreenda quando digo que em minha opinião esta resposta é simplista demais, que ela deixa de incluir todos os fatores envolvidos. É verdade que a morte e ressurreição de Cristo proporcionaram a redenção de toda a humanidade. Nenhuma só alma da raça de Adão foi excluída. “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro” (1 Jo 2:2). Todos quantos nasceram ou irão nascer, desde o raiar da história humana até ao alvorecer dos tempos eternos estão incluídos no amor redentor de Deus, amor que a tudo abarca. Mas Deus sabia, desde o começo, que somente um selecionado remanescente aceitaria esta provisão universal. O próprio Jesus revelou isto em Mateus 7:13-14: “(larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos que acertam com ela.”

Se Deus sabia desde toda a eternidade que o resultado líquido de toda a Sua atividade criadora, incluindo o plano de redenção, seria somente esta pequena minoria, comparativamente falando, então se pode presumir que este pequeno grupo era o objetivo de todos os planos anteriores, propósitos e empreendimentos criadores de Deus. Segue-se, portanto, que foi por causa deste pequeno grupo que o universo foi criado. Foi por eles que os habitantes do espaço exterior, o mundo invisível, foram trazidos à existência (Hb 1:14). Foi por eles que a terra e o mundo foram formados. Foi por causa deles que nasceu a raça adâmica. Para possuí-los, o próprio Deus na corrente da História por via da Encarnação. E este pequeno grupo chama-se Igreja; a Noiva, a esposa do Cordeiro (Mt 16:18; Ap. 21:9).

A NOIVA – O PRODUTO ACABADO DOS SÉCULOS

Esta opinião é fortalecida ainda pelo que se pode chamar de “argumento residual”. Se alguém deseja saber o sentido e propósito da História, deve olhar para o fim, para o resultado final, para o resultado líquido. Uma vez que a profecia é a História escrita com antecedência, temos o capítulo final da História no livro do Apocalipse. Voltando-nos para as páginas finais, que é que emerge como o produto acabado dos séculos? Uma coisa, e somente uma: a Companheira Eterna do Deus-Homem. O resultado e alvo final e último dos acontecimentos, de eternidade a eternidade, o produto acabado de todos os séculos é a Noiva imaculada de Cristo, unida com Ele em bem-aventurada união na Ceia das Bodas do Cordeiro e sentada com Seu Noivo celestial no trono do universo – governando e reinando com Ele sobre um Reino que não cessa de crescer e expandir.
Ele entrou na corrente da história humana para este único propósito: reclamar Sua Amada (Ap 19:6, 9; 21:7, 9, 10).
Assim, a Igreja, e somente a Igreja, é a chave e a explicação da História. A Igreja, lavada no sangue e imaculada, é o centro, a razão e o alvo de toda a vasta obra criadora da mão de Deus. Portanto, a História é somente serva da Igreja, e as nações do mundo são apenas marionetes manipuladas por Deus para os propósitos de Sua Igreja (At 17:26). A criação não tem nenhum outro objetivo. A História não tem nenhum outro alvo. Desde antes da fundação do mundo até ao raiar dos tempos eternos Deus trabalha na direção de um só e grande acontecimento, um só e supremo fim – o glorioso casamento de Seu Filho, a Ceia das Bodas do Cordeiro.




Fonte:
. Seu Destino é o Trono – Paul E. Billheimer

Nenhum comentário:

Postar um comentário