quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O MINISTÉRIO DE PEDRO E O MINISTÉRIO DE PAULO – PARTE 6


Parte 11 – Semana 11 – Ano 2012 – Quinta Sublime – 20/12/12 – Livro: O Foco de Deus – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 2
O MINISTÉRIO DE PEDRO E O MINISTÉRIO DE PAULO – PARTE 6



A terceira viagem

A característica da terceira viagem de Paulo foi bem diferente da segunda. Em Éfeso, ele impôs as mãos sobre alguns discípulos, sobre os quais veio o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam (At 19:5-7). Essa prática de receber o derramamento do Espírito Santo, resultando em falar em línguas e profetizar, não tinha sido vivenciada nas viagens anteriores de Paulo. Isso deu base para desdobramentos não tão saudáveis dessas práticas.

Paulo também freqüentou a sinagoga por três meses, onde falava ousadamente, dissertando e  persuadindo com respeito ao reino de Deus. Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo se apartou deles e separou os discípulos, passando a discorrer diariamente, durante dois anos, na escola de Tirano (vs. 8-10).

Paulo nunca havia permanecido em um lugar por tanto tempo. A intenção era que todos os da Ásia ouvissem a Palavra do Senhor. Todavia, conforme aconteceu mais tarde, isso propiciou que os crentes em Éfeso se ocupassem com doutrinas, fábulas, genealogias sem fim, perdendo-se em loquacidade frívola, pretendendo se passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que diziam nem os assuntos sobre os quais faziam ousadas afirmações (1 Tm 1:3-7).

Nessa viagem atípica, Paulo insistiu em ir pessoalmente até Jerusalém para entregar as ofertas que havia coletado entre as igrejas dos gentios. Em Tiro, os discípulos, movidos pelo Espírito, recomendaram a Paulo que não fizesse essa viagem (At 21:4). Em Cesareia, o profeta Ágabo predisse que Paulo seria preso pelos judeus e o entregariam aos gentios, mas mesmo assim ele foi para Jerusalém (vs. 10-12, 15).



Fonte: O Foco de Deus: O Reino, qual o seu? -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário