terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CAPÍTULO 1 - O MINISTÉRIO DO APÓSTOLO JOÃO – PARTE 1


Parte 1 – Semana 1 – Ano 2012 – Terça Abençoada – 11/12/12 – Livro: Os Perigos do Lado Bom da Alma – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 1
O MINISTÉRIO DO APÓSTOLO JOÃO – PARTE 1



O MINISTÉRIO DO APÓSTOLO JOÃO

O apóstolo João, já em idade madura, recebeu de Deus uma revelação na ilha de Patmos, em seu exílio, por volta do ano 90. Assim está registrado no livro de Apocalipse: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu. Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nelas escritas, pois o tempo está próximo” (1:1-3).

A revelação dada especialmente a João significava que Deus ainda queria usá-lo. A situação das igrejas era de degradação. Com esse pano de fundo, Deus levantou João, a quem preparou durante todos aqueles anos, quando ele presenciava o que ocorria com a igreja em Jerusalém, levantada pelos primeiros apóstolos, e também com as igrejas que o apóstolo Paulo estabelecera.

Depois do martírio de Pedro, considerado pelo império romano como seu cúmplice, João foi para o exílio. Durante os anos em que esteve preso e exilado, ele aprendeu a viver no espírito e pôde refletir sobre tudo o que tinha ocorrido. Para isso, contou com a preciosa cooperação do Espirito Santo, que o fez lembrar-se de tudo o que o Senhor Jesus dizia aos discípulos (Jo 14:26).


DO LADO DE JESUS SAIU SANGUE E ÁGUA

Em seu evangelho, João registra muitas coisas que não foram descritas nos outros três. Dentre tantas, podemos selecionar duas. A primeira está registrada no capítulo 19: “Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais” (vs. 34-35).

O sangue na crucificação de Jesus foi visto por todos os presentes, todavia, para que se visse a água saindo de Seu lado, era necessário estar bem próximo a Ele. Em seu registro, João estava com “a mãe de Jesus e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena” (Jo 19:25-26). Essa cena definiu o ministério de João, pois a água representa a vida divina liberada por meio da morte de Jesus: todo homem que crer em Jesus receberá a vida divida, nascerá de Deus e terá o poder de ser feito filho de Deus (1:12-13).

Dessa forma, quando Jesus se encontrou com Nicodemos, pôde dizer-lhe: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (3:5).
A regeneração ou o novo nascimento, ocorre quando recebemos a vida de Deus, representada pela água que saiu do lado de Jesus em Sua crucificação.

Em outra situação, quando falava à mulher samaritana, Jesus disse: “Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu der nunca mais terá cede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (4:13-14). Podemos perceber com isso que o ministério de João está centrado na vida eterna.

Fonte: Os Perigos do Lado Bom da Alma -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário