segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ROMANCE NO CORAÇÃO DO UNIVERSO


Parte 4 – Semana 4 – Ano 2012 – Segunda Fiel – 10/12/12 – Livro: Seu Destino é o Trono – Paul E. Billheimer

CAPITULO 1
A META ÚLTIMA DO UNIVERSO: A IGREJA
PARTE 4


ROMANCE NO CORAÇÃO DO UNIVERSO

Do que ficou dito está implícito que o romance está no coração do universo e é a chave de toda a existência. Desde toda a eternidade Deus tinha o propósito de que nalgum tempo no futuro Seu Filho deveria ter uma Companhia Eterna, que João o Revelador descreve como “a noiva, a esposa do Cordeiro” (Ap. 21:9). João revelou também que esta Companhia Eterna, no propósito eterno de Deus, deve partilhar o trono do Noivo após a Ceia das Bodas do Cordeiro (Ap. 3:21). Aqui vemos o propósito último, o alvo culminante da História.

De acordo com Romanos 8:28, este é o objetivo total, o motivo único e solitário de todos os atos criadores de Deus. Esta passagem ensina claramente que tudo quanto Deus vem fazendo desde o começo concentrava-se na Igreja. Isto, e somente isto, desvenda plenamente o mistério da História e a torna compreensível. Não se espera que nenhum historiador secular entenda isto. Se, porém, nosso entendimento de Romanos 8:28 é verdadeiro, então para a Igreja “sóis e luas desaparecerão”; para ela, galáxias estreladas empilham-se nos céus; para ela, universos de ilhas balançam-se no espaço exterior; para ela, os reinos da terra levantam-se e caem (Sl 75:6-7 e Sl 105).

Portanto, não foi por sua própria importância intrínseca que Faraó, Nabucodonosor, Dario, Senaqueribe e outros foram levantados. Esta é a essência de Isaías 10:5-14 conforme A Bíblia Viva. Estes reis derivaram seu significado inteiramente de seu relacionamento com o propósito de Deus para a nação messiânica, mediante a qual devia vir o Messias. Algum dia entenderemos que não somente esses casos registrados na Bíblia, mas todos os acontecimentos desde toda a eternidade foram ordenados e dirigidos para um propósito e somente um – a vitória final e preparação da Noiva.
Em seu Bible Handbook (Manual da Bíblia, Nova edição revista, pág. 20), Henry Halley ressaltou que

... o Antigo Testamento é o relato de uma nação. O Novo Testamento é o relato de um HOMEM. A Nação foi fundada e nutrida por Deus para trazer o Homem ao mundo.

Qual era, porém, o propósito do Homem? Ele veio para morrer – para morrer e ressuscitar (Jo 12:27). E qual era, então, o propósito disso? A resposta convencional é que Ele morreu e ressuscitou para redimir o mundo.      


Fonte:
. Seu Destino é o Trono – Paul E. Billheimer

Nenhum comentário:

Postar um comentário