quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O MINISTÉRIO DE PEDRO E O MINISTÉRIO DE PAULO – PARTE 5


Parte 10 – Semana 10 – Ano 2012 – Quinta Sublime – 13/12/12 – Livro: O Foco de Deus – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 2
O MINISTÉRIO DE PEDRO E O MINISTÉRIO DE PAULO – PARTE 5



A segunda viagem de Paulo

Parecia que aquela súbita desistência de João Marcos, na primeira viagem de Paulo e Barnabé, havia sido bem assimilada por todos, mas ela repercutiu no momento em que ambos foram planejar a segunda viagem: Barnabé insistia em levar junto João Marcos e Paulo se opunha duramente, achando que não era justo contar com quem já os havia abandonado. Isso provocou grande desavença entre eles. Barnabé, por fim, decidiu levar Marcos e foi para Chipre. Paulo, por sua vez, tendo escolhido Silas, partiu para outros lugares, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor (At. 15:37-40).

Conforme mencionamos, Silas era um dos homens notáveis da igreja em Jerusalém que acompanhou Paulo e Barnabé até Antioquia para ler a carta entre os gentios. Em seguida, ele deveria voltar a Jerusalém, todavia não retornou e se dispôs a seguir viagem com Paulo, provavelmente por ter percebido que o Espírito era com o apóstolo.

Percorreram a região da Frígia e depois a região da Galácia, porque foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia. Defrontando Mísia, tentaram ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu (16:6-7). Esse registro revela o quanto eles eram obedientes ao Espírito, não insistindo na própria opinião e direção. E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade, e ali Paulo teve a visão de um varão macedônio que lhe rogava: “Passa à Macedônia e ajuda-nos” (v. 9).


Um lugar de oração
    
Navegaram de Trôade até chegar a Filipos. É interessante notar que, nessa ocasião, Paulo não foi à sinagoga, como em sua primeira viagem (At 13:14; 14:1). No sábado saíram da cidade para junto do rio, onde lhes pareceu haver um lugar de oração, e então falaram às mulheres que ali estavam reunidas. Uma delas, chamada Lídia, os escutava, e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.
Ela e seus familiares foram batizados e, em seguida, Lídia abriu sua casa para receber os irmãos (16:13-15).
O que ocorreu em Filipos nos serve de modelo com relação às reuniões da igreja. A Bíblia, não nos diz que a igreja precisa ter “seu templo” como um local de reuniões. Um lugar de oração pode servir para a igreja se reunir, para que a Palavra de Deus seja pregada e compartilhada. Assim como, quando alguém abre o coração e sua casa para receber os irmãos, um lugar de oração também passa a ser um local apropriado para a igreja se reunir.

Pouco depois de Lídia e seus familiares serem batizados, aconteceu que Paulo e Silas indo para o lugar de oração, saiu-lhes ao encontro uma jovem possessa de um espírito adivinhador, cuja atuação gerava grande lucro a seus senhores. Paulo, então, expulsou o espírito maligno da jovem. Os que lucravam com isso, furiosos com a perda, lançaram Paulo e Silas no cárcere, onde foram açoitados e tiveram os pés presos no tronco (vs. 16-24). Por volta da meia-noite, ambos oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. “De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas todas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido” (vs. 26-27).
Paulo bradou em alta voz e disse-lhe que ninguém havia fugido. Essa declaração de Paulo é bastante significativa, porque o comum seria os presos aproveitarem-se daquele momento para escapar da prisão. Nesse caso isso não ocorreu, provavelmente porque os presos se converteram ao Senhor ao ouvir os apóstolos orando e louvando a Deus.

O carcereiro e todos os de sua casa creram no Senhor Jesus e foram batizados. Em seguida, conduziu Paulo e Silas para sua casa, lhes pôs a mesa; e, com seus familiares, manifestava grande alegria por terem crido em Deus (v. 34). Ali estava mais uma casa aberta para a igreja se reunir. Do mesmo modo, também nós devemos pregar o evangelho nos lugares de oração para onde se dirigem os que buscam a Deus; e, quando alguns deles abrirem suas casas, devemos supri-los com a Palavra de Deus para seu crescimento espiritual.

A segunda viagem de Paulo foi marcada pela presença e direção do Espírito. Ao completá-la, desembarcou em Cesárea e subiu a Jerusalém; e; tendo saudado a igreja desceu para Antioquia (18:22). Não sabemos o que aconteceu nessa visita a Jerusalém, porém alguma coisa o influenciou para fazer sua terceira viagem.




Fonte: O Foco de Deus: O Reino, qual o seu? -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário