terça-feira, 18 de dezembro de 2012

“SE EU QUERO QUE ELE PERMANEÇA ATÉ QUE EU VENHA, QUE TE IMPORTA?”


Parte 2 – Semana 2 – Ano 2012 – Terça Abençoada – 18/12/12 – Livro: Os Perigos do Lado Bom da Alma – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 1
O MINISTÉRIO DO APÓSTOLO JOÃO – PARTE 2



“SE EU QUERO QUE ELE PERMANEÇA ATÉ QUE EU VENHA, QUE TE IMPORTA?”

A segunda marca registrada do ministério de João está no último capítulo de seu evangelho. Depois de Jesus perguntar por três vezes a Pedro se este O amava, disse-lhe: “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: “Segue-me” (21:18-19).

Pedro queria saber qual seria o destino de João, por isso perguntou a Jesus: “E quanto a este? Respondeu-lhe Jesus: Se quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. Então se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro” (vs. 21-24).

João mesmo tratou de explicar que Jesus não dissera que ele não morreria. Contudo Deus havia reservado um lugar especial para seu ministério. Quando o Senhor chamou João, ele estava na companhia de sue irmão Tiago e do pai, consertando redes (Mateus 4:21-22). Seu ministério, portanto, seria o de “consertar as redes”.
Quando os ministérios de Pedro e Paulo findaram, já havia “furos na rede” quanto à edificação da igreja, por isso ela estava em degradação. No final do primeiro século, o Senhor chamou João para dar-lhe uma incumbência especial, a fim de restaurar a condição da igreja para o comprimento de Sua vontade. E seu ministério permaneceria até a volta do Senhor.

Fonte: Os Perigos do Lado Bom da Alma -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário