segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CAPITULO 1 - A META ÚLTIMA DO UNIVERSO: A IGREJA - PARTE 3


Parte 3 – Semana 3 – Ano 2012 – Segunda Fiel – 03/12/12 – Livro: Seu Destino é o Trono – Paul E. Billheimer

CAPITULO 1
A META ÚLTIMA DO UNIVERSO: A IGREJA
PARTE 3


A IGREJA – OBJETO E ALVO CENTRAL DA HISTÓRIA

Este Homem pendurado naquela cruz sangrenta no meio de escarnecedores e zombadores dos que por ali passavam era “antes de todas as cousas” (Cl 1:17), isto é, antes da própria História. Ele é o ponto de partida da História, pois, “todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1:3).
E a História que começou  nEle foi e é moldada e controlada por Ele.
Ele está “sustentando todas as cousas pela palavra do seu poder” (Hb 1:3). A História foi e é moldada e controlada por Ele com um único propósito em vista. Esse propósito e desígnio específico é sempre o fator central e controlador da História, não importa quão ampla seja sua extensão.

Todo acontecimento da História ocorre para servir a esse propósito. Nada fica excluído, não importa quão pequeno seja. O universo, incluindo nosso planeta, foi criado para um só propósito: prover uma habitação conveniente para a raça humana. A raça humana foi criada à imagem e semelhança de Deus para um só propósito: prover uma companhia eterna para o Filho. Após a queda e a promessa de redenção mediante o Messias vindouro, nasceu a raça messiânica e foi nutrida a fim de trazer o Messias. E o Messias veio com um intento e somente um: dar origem à Igreja, para desse modo conseguir Sua Noiva. A Igreja – chamada corpo da humanidade redimida – vem a ser o objeto central, o alvo, não somente da história secular, mas de tudo quanto Deus vem fazendo em todos os domínios, desde toda a eternidade.

Se isto for verdadeiro, então toda a História é sagrada. Não há tal coisa como história secular. Assim a História é simplesmente a “História dEle”. O universo inteiro em sua totalidade está cooperando com Deus em Seu propósito de escolher e preparar Sua Igreja como Sua Companheira Eterna. O universo inteiro está ordenado para este propósito, pois todas as coisas pertencem à Igreja e visam ao seu benefício (1Co 3:21-23). Como Senhor da História, Deus está controlando todos os seus acontecimentos, não só na terra mas em todos os domínios, para servir a Seu propósito de trazer à maturidade e, finalmente, à entronização com Seu Filho, não os anjos ou arcanjos, mas a Igreja, Sua Noiva escolhida. Esta foi a gloriosa verdade revelada a Paulo quando ele escreveu: “Sabemos que todas as cousas [o cosmos inteiro] cooperam [estão cooperando] para o bem daqueles que amam a Deus [a Igreja], daqueles que são chamados segundo seu propósito [a Noiva]” (Rm 8:28).

Fonte:
. Seu Destino é o Trono – Paul E. Billheimer

Nenhum comentário:

Postar um comentário