A PARÁBOLA DO FERMENTO E A IGREJA EM TIATIRA
"Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs
sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e
não segundo Cristo (Cl 2:8). Tem
cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo
assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 Tm 4:16)
A quarta igreja de
Apocalipse 2-3, a igreja em Tiatira (vs. 18-29), corresponde à parábola da
mulher que colocou fermento nas três medidas de farinha: “Disse-lhes outra
parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e
escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado” (Mt 13:33). A
função do fermento é fazer a massa crescer e deixar o pão macio para ser
ingerido.
Um pão sem fermento,
isto é, asmo, é mais difícil de ingerir.
As três medidas de
farinha se referem ao Deus Triúno como suprimento de vida, segundo a pura
palavra de Deus (cf. Gn 18:6; Lv 5:11). O fermento está relacionado aos
ensinamentos e doutrinas errôneos (Mt 16:12; Gl 5:9) ou a pecados (1 Co 5:8). A
mulher aqui se refere a Jezabel, e o fermento que levedou toda a massa são seus
ensinamentos que induziram os servos de Deus a praticar a prostituição e a
comer coisas sacrificadas aos ídolos (Ap 2:20; 1 Rs 16:31; 18:4; 21:25; 2 Rs
9:22).
Quando o fermento
entrou, isto é, quando muitas doutrinas pagãs e até demoníacas foram
introduzidas na igreja, especialmente na idade média, trouxe anormalidade.
Esses ensinamentos
fizeram com que a igreja crescesse e se expandisse rapidamente, pois a várias
doutrinas e práticas pagãs tornaram a Palavra mais agradável aos povos, que
assim não precisavam deixar suas práticas pagãs ao se converterem ao cristianismo.
Além disso, foi introduzido o ensinamento sobre adorar Maria, e sutilmente o
nome do Senhor Jesus foi deixado de lado, parou de ser invocado.
O pão que nós comemos
tem de ser asmo, sem fermento, isto é, a palavra que falamos deve ser pura, sem
mistura.
Não devemos inserir
filosofias, conceitos ou tradições de homens para deixar a Palavra mais
agradável aos ouvidos das pessoas. Embora muitas vezes a palavra pura do Senhor
seja de difícil assimilação, ainda assim devemos tomá-la no espírito, com oração,
pois ela é alimento para nós e por ela devemos viver (cf. Mt 4:4)
Ponto-Chave: Tomar a pura Palavra de Deus no espírito, com oração,
sem fermento.
Fonte:
.Alimento Diário – Série: O Ministério
que Seguimos e Praticamos – Tema: A Revelação da Vida da Igreja.
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