segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A FAMÍLIA DE DEUS



Semana 9 – Ano 2012 – Segunda Fiel – 14/01/13 – Livro: Seu Destino é o Trono – Paul E. Billheimer

CAPITULO 2 – PARTE 3

O PROPÓSITO DE DEUS PARA A IGREJA: POSTO SUPREMO

A NOVA ESPÉCIE

Eis aqui uma ordem de seres completamente nova, única e exclusiva, que pode ser chamada de “nova espécie”. Nada há semelhante a ela em todos os reinos do infinito. Esta é a ordem de seres que Deus divisou quando ordenou aos mundos que existissem. Esta é a ordem de seres à qual Paulo chamou “um novo homem” (Ef 2:15), a “nova humanidade” destinada, mediante o novo nascimento, a ser a aristocracia do universo. Eles formam uma nova e exclusiva realeza, uma nova hierarquia governante que também constituirá a Noiva, a esposa do Cordeiro. Esta ordem está divinamente designada a ser co-governante, co-soberana, co-administradora e um parceiro judicialmente igual (Veja Cap. 1, Nota 9) no trono por virtude da redenção e do casamento com o Rei dos reis.

UM CÍRCULO FAMILIAR CONGÊNITO

Nada pode jamais abscurecer o fato de que a infinitude separa o Criador da coisa criada. Cristo é o eternamente unigênito Filho, “o resplendor da glória [de Deus] e a expressão exata do seu Ser” (Hb 1:3). Mas, desde toda a eternidade foi propósito de Deus ter Seu próprio círculo familiar, não somente criado mas também gerado de Sua própria vida, incorporando nesse círculo familiar Sua própria semente, “esperma”, “genes” ou hereditariedade. “Há muito tempo, antes mesmo de criar o mundo, Deus escolheu-nos para sermos dele [num sentido genético], através do que Cristo faria por nós” (Ef 1:4; também 5:25-27 na Bíblia Viva). A fim de conseguir este relacionamento familiar, pessoal e orgânico, Deus concebeu o plano da criação, infinitamente vasto e infinitamente sábio, mais a redenção mediante o novo nascimento, a fim de conduzir “muitos filhos à glória” (Hb 2:10). “Desde o princípio de tudo Deus decidiu que aqueles que fossem a ele ...se tornassem semelhantes ao seu Filho, de tal modo que seu Filho fosse o Primeiro, com muitos irmãos” (Rm 8:29, A Bíblia Viva). Em outras palavras, Cristo é o Protótipo segundo o qual todos os demais filhos estão sendo moldados. Em João 1:12-13 tomamos conhecimento de que o plano da redenção foi inaugurado para estabelecer um método único e original pelo qual esse “muitos filhos” nasceriam e seriam progressivamente disciplinados por um processo santificador a fim de conduzi-los à glória. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome;  quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1:12-13). Eis aí uma referência clara aos dois métodos geradores paralelos, um humano, o outro divino. Em Cristo e mediante Cristo somente, Deus realiza e cumpre seu anseio paternal de ter um relacionamento familiar de seu gênero. Mas para este plano, o relacionamento da família de Deus teria de confinar-se eternamente à Trindade.


Fonte:
. Seu Destino é o Trono – Paul E. Billheimer

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ADQUIRIR ALGUNS EXEMPLARES DESTE LIVRO"SEU DESTINO É O TRONO" AGRADEÇO SE PUDER ME INFORMAR, ABRAÇO LUIZ CARLOS

    ResponderExcluir