terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O EVANGELHO DE DEUS & O EVANGELHO DO REINO


Semana 7 – Ano 2012 – Terça Abençoada – 22/01/13 – Livro: Os Perigos do Lado Bom da Alma – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 2 – PARTE 1
CRESCIMENTO DE VIDA DOS HERDEIROS

Deus nos regenerou por meio de Sua vida quando cremos no Senhor Jesus, e todos quantos O receberam foi-lhes dado “o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome” (Jo 1:12). A vida que ganhamos na regeneração precisa crescer, por isso Deus nos preparou um lugar onde isso pode acontecer: a vida da igreja.

O EVANGELHO DE DEUS

O livro de Romanos fala do evangelho de Deus, o qual diz respeito ao Filho de Deus, Jesus Cristo (1:1-4), que, segundo a carne, veio da descendência de Davi.
Ele participou de carne e sangue a fim de nos salvar:
“Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também Ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida” (Hb 2:14-15).

Jesus veio como homem para realizar a redenção de Deus derramando Seu sangue na cruz. Ao ouvir a palavra do evangelho, o homem é iluminado, arrepende-se e confessa seus pecados. Com base na obra redentora de Cristo, Deus lhe concede então o perdão, e ele é justificado, santificado, reconciliado com Deus para ter acesso à árvore da vida e assim receber a vida divina dentro de seu espírito. Este é o evangelho da graça, pois, por meio da fé, o homem recebe gratuitamente o perdão dos pecados e a vida divina. Ele se torna filho de Deus, nascido de Deus (Jo 1:13).

O EVANGELHO DO REINO

O evangelho de Deus, entretanto, não se limita a isso, pois Aquele que veio da descendência de Davi também “foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 1:4). Na ressurreição de Jesus, Deus O aprovou e acolheu Sua humanidade como Filho de Deus, como está escrito: “Nós vos anunciamos o evangelho da promessa feita a nossos pais, como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei” (At 13:32-33).

Durante todo o tempo de Sua permanência aqui na terra, Jesus foi tentado em todas as coisas, a nossa semelhança, mas sem pecado (Hb 4:15). Como homem, Jesus teve de ser aperfeiçoado por meio de sofrimentos, a fim de se tornar o Autor de nossa salvação, para conduzir os muitos filhos de Deus à glória (2:10). Jesus, “embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (5:8-9).

Os versículos referidos revelam que Deus estabeleceu nosso Senhor Jesus como o protótipo, o modelo para todos os filhos de Deus. Nossa salvação inicial, por meio do evangelho da graça, é somente o primeiro passo. Depois que recebemos a vida de Deus, ela precisa crescer até a “varonilidade perfeita” (Ef 4:13), até a plena filiação (1:5). Tendo Cristo como o Autor de nossa salvação, devemos segui-Lo no caminho que Ele trilhou: aprender a obediência por meio de sofrimentos. Esse é o evangelho do reino. O Senhor quer reinar em nós e por meio de nós pela vida. Este é o evangelho que ainda falta pregar: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim” (Mt 24:14).



Fonte: Os Perigos do Lado Bom da Alma -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário