quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

OUTRO CONSOLADOR, O ESPÍRITO DA REALIDADE



 O MINISTÉRIO DE JOÃO

OUTRO CONSOLADOR, O ESPÍRITO DA REALIDADE

João também se lembrou do que Jesus disse na véspera de Sua partida, enquanto estava entre eles, e relatou: Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (Jo 14:16-18).

Por meio desses versículos entendemos que depois de sua morte e ressurreição, o Senhor Jesus voltaria como o outro Consolador, o Espírito da verdade, isto é, Aquele que habitava com Seus discípulos em carne, depois de Sua ressurreição, a fim de estar dentro deles e para sempre com eles como o Espírito da realidade. Esta é a realidade do nome Emanuel que significa Deus conosco.

Essa união espiritual, entre Deus e o homem, torna possível o que Jesus disse: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste como também amaste a mim” (17:20-23).

João ainda se lembrou de que o Senhor Jesus já havia revelado a economia neotestamentária de Deus aos primeiros apóstolos, antes de Paulo descrevê-la; contudo, naquele momento eles não conseguiram entender. A maravilhosa unidade que existe entre nós e Deus é resultado do infundir do Espírito da realidade, ou seja, do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nas três partes do homem: espírito, alma e corpo.



Fonte: O Foco de Deus: O Reino, qual o seu? -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário