quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

“Combati o bom combate”


Parte 13 – Semana 13 – Ano 2012 – Quinta Sublime – 03/01/13 – Livro: O Foco de Deus – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 2
O MINISTÉRIO DE PEDRO E O MINISTÉRIO DE PAULO – PARTE 8



“Combati o bom combate”

Em sua segunda carta a Timóteo, Paulo exorta seu jovem cooperador a que cumpra cabalmente seu ministério: “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (4:5). O apóstolo estava ciente de que havia cumprido seu ministério, e o tempo de sua partida havia chegado: “Quando a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim,mas a todos quantos amam a sua vinda” (vs. 6-8).

Diante da premência do fim e prevendo seu martírio, Paulo sentia-se consolado pelo Senhor, mas as igrejas que estavam sob seu cuidado não estavam bem. A degradação já havia começado. Nessa mesma carta a Timóteo ele descreve a situação: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes” (3:1-5).

Todos os estudiosos da Bíblia atribuem a Paulo o ministério de edificação da igreja, uma vez que ele era profundo conhecedor das Escrituras e tinha grande capacidade para redigir, evidenciados em suas epístolas. Mas este aspecto de seu ministério não foi vitorioso. As igrejas na Ásia, liberadas pela igreja em Éfeso, haviam caído no mero conhecimento da letra; abandonaram seu primeiro amor (Ap 2:4), chegando até mesmo a desistir do próprio Paulo: “Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; entre eles cito Fígelo e Hermógenes” (2 Tm 1:15). Até seus cooperadores o deixaram: “Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia” (4:9-10). Ao ser julgado, Paulo não recebeu nenhuma assistência dos irmãos: “Na minha primeira defesa ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!” (v. 16). Que situação lastimável!

Com base nisso podemos afirmar que o ministério de Paulo com relação à edificação da igreja não teve êxito. Por que então ele diz a Timóteo que combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé?
Concluímos que Deus o preservou em vida até aquele momento para que deixasse por escrito a revelação que havia recebido no terceiro céu (2 Co 12:2-4): a economia de Deus.

Em sua carta aos efésios Paulo discorre sobre o plano de Deus de dispensar a Si mesmo a fim de salvar o homem. Ele inicia falando da benção espiritual que Deus deseja dar ao homem: a bênção do Pai, a benção do Filho e a bênção do Espírito Santo (Ef 1:3-14). O Deus Triúno deseja dispensar-Se como vida para as três partes do homem: espírito, alma e corpo. À medida que Sua vida cresce no homem, Sua natureza de amor também cresce nele. Desse modo o homem obterá maturidade para reinar no mundo que há de vir. Aleluia!



Fonte: O Foco de Deus: O Reino, qual o seu? -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário