sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O HOMEM CRIADO PARA GOVERNAR



Semana 5 – Ano 2012 – Sexta Santa – 25/01/13 – Livro: A Genuína Autoridade & Submissão – D. Lan

CAPITULO 2 – PARTE 2
A QUEDA DO HOMEM


O HOMEM CRIADO PARA GOVERNAR

Depois de ter criado o homem e a mulher, “Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (vs. 27-28). O trecho bíblico deixa evidente que Deus criou o homem com o objetivo de restaurar Seu governo na terra, que fora usurpada por Satanás e seus seguidores. O homem foi criado especialmente para esse fim.

Deus formou o homem do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente (2:7). Paulo diz em sua primeira carta aos coríntios: “O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais” (15:47-48).

O corpo do homem foi feito com o pó da terra. Até mesmo a água usada para dar liga era de uma neblina que regava o solo, porque até aquele momento Deus não fizera chover sobre a terra (Gn 2:5-6). Isso significa que o homem é totalmente terreno. Mas o homem terreno não é capaz de governar por Deus, por isso Ele soprou nas narinas do homem o fôlego de vida, o qual se tornou o espírito humano (Pv 20:27). O espírito do homem é o vaso para receber Deus; o que é terreno é capaz agora de receber o que é celestial. Como resultado da formação do espírito humano no corpo feito do pó da terra, o homem passou a ser alma vivente.

A ÁRVORE DA VIDA

Plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado, para que o cultivasse e guardasse (Gn 2:8, 15). “Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal” (v. 9).

As árvores eram para alimento do homem. No meio do jardim estava a árvore da vida. Ela era especial, pois, por meio dela, o homem terreno teria contato com as coisas celestiais. Deus é a fonte da vida e Cristo é a árvore da vida. Ao comer de seu fruto, a vida de Deus entraria no espírito do homem e ali começaria a gestação da vida celestial. A semente divina e incorruptível cresceria a partir do espírito humano (1Pe 1:23), avançando para tomar toda a sua alma e, por fim, até seu corpo terreno seria vivificado pela vida (Rm 8:11).

A vida de Deus traz consigo a autoridade divina. Por isso, quando a vida de Deus crescer e amadurecer no homem, Ele restabelecerá Sua autoridade na terra. Foi por esse motivo que Deus abençoou o homem e a mulher, para que fossem fecundos e se multiplicassem, para encher a terra e, desse modo, restabelecer o reino de Deus aqui, acabando com a usurpação de Satanás.






Fonte:
. A Genuína Autoridade & Submissão – Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário