quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO


Semana 15 – Ano 2013 – Quinta Sublime – 17/01/13 – Livro: O Foco de Deus – Dong Yu Lan

CAPÍTULO 3– PARTE 2

O MINISTÉRIO DE JOÃO

SANGUE & ÁGUA

Após receber a revelação registrada no livro de Apocalipse, João escreveu seu evangelho para registrar o que ficara faltando nos outros relatos. Por exemplo, ele viu algo na crucificação de Jesus que os demais não viram: “Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água” (Jo 19:34). Todos viram o sangue que saiu do lado de Jesus, mas para ver a água, que é um líquido incolor, era necessário estar muito perto. João foi o único dos apóstolos que esteve bem próximo da cruz (vs. 25-27).

O sangue de Jesus foi derramado em favor dos pecadores, para nossa redenção. Disso todos os cristãos têm consciência. Mas a água significa a vida divina que fluiu após a morte de Jesus para dar vida a todos os que viessem a crer Nele. No versículo 35 lemos: “Aquele que isto viu, testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele diz a verdade, para que também vós creiais”. Isso pautou o ministério de João. 

NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO

O Evangelho de João também foi o único que registrou o encontro de Nicodemos com Jesus. Nicodemos representa o que há de mais nobre, respeitável, maduro, entre os homens, contudo Jesus falou que ele precisava receber uma nova vida: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (3:3).

Para entrar no reino de Deus o homem precisa receber a vida divina. Não se trata de ser um bom homem na terra ou praticar boas ações. Por isso Jesus disse a Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (vs. 5-7).








Fonte: O Foco de Deus: O Reino, qual o seu? -  Dong Yu Lan

Nenhum comentário:

Postar um comentário