segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

“POR UM POUCO, MENOR DO QUE DEUS” (Sl 8:5)



Semana 11 – Ano 2012 – Segunda Fiel – 28/01/13 – Livro: Seu Destino é o Trono – Paul E. Billheimer

CAPITULO 2 – PARTE 5

O PROPÓSITO DE DEUS PARA A IGREJA: POSTO SUPREMO

“POR UM POUCO, MENOR DO QUE DEUS” (Sl 8:5)

Por essa forma Deus exaltou a humanidade redimida a uma altura tão sublime que não Lhe é possível elevá-la mais do que isso sem introduzi-la no círculo íntimo da própria Divindade. No Amado fomos aceitos no próprio seio do Pai (Jo 1:18), e em virtude de nossa união com Cristo somos aceitos nas mesmas condições que Ele (Ef 1:6 e Jo 17:23). Como filhos bona fide, gerados pela vida do próprio Deus, como plenos irmãos consangüíneos do Filho Eterno, como membros do Seu Corpo do qual Ele é a Cabeça, e, como espírito de Seu Espírito, como é possível que sejamos trazidos para mais perto?
Ress Howells expressou com felicidade este mistério:

Tão próximo, tão verdadeiramente próximo de Deus, mais próximo não posso estar; Pois na Pessoa de Seu Filho, estou tão próximo quanto Ele. 

Isto concorda com o sublime sinal de reconhecimento do Salmo 8:4-5: “Que é o homem, que dele te lembres; e o filho do homem que o visites [na Encarnação]? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus.” Segundo reconhecida autoridade, esta é a tradução correta, uma vez que o termo usado no original hebraico é Eloim, o primeiro dos nomes da Divindade (Gn 1:1).


NÃO É MEGALOMANIA

Isto conduz-nos ás alturas tão vertiginosas ao ponto de merecer a acusação, não só de megalomania (ilusões de grandeza), não só de hipérbole, mas de própria blasfêmia, se essas conclusões não são validas. Deus esgotou a linguagem humana para abrir-nos os olhos à imensidade de Seu plano para os remidos. A não ser que as palavras inspiradas não tenham significado, as palavras acima não constituem nenhum exagero. “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1Co 2:9). Aleluia!
Tão indizivelmente maravilhosa é a magnitude do plano de Deus que Paulo se vê constrangido à mais ardente intercessão em nosso favor: “Oro para que seus corações sejam inundados de luz, a fim de que vocês possam ver alguma coisa do futuro que ele os chamou a partilhar” (Ef. 1:18 – A Bíblia Viva). Paulo percebeu que somente a iluminação do Espírito Santo pode comunicar mesmo que seja um vago conceito do supremo posto dos remidos como “parentes” de Deus. Só uma fé divinamente inspirada pode vagamente compreender a frase do salmista: “por um pouco, menor que Deus.”



Fonte:
. Seu Destino é o Trono – Paul E. Billheimer

Nenhum comentário:

Postar um comentário